Exposição reúne cerca de 50 trabalhos da artista Cristina Vasselai

em por

cria-da-crisPedacinhos de vidro encontrados na areia da praia se tornaram uma fonte de inspiração para Cristina Vasselai, que abriu exposição no dia 02 de novembro no Norte Shopping. Incomum, o trabalho da artista autodidata tem como principal matéria-prima o sea glass, que nada mais são do que restos de vidro que o mar devolve à costa em forma de gemas. As pedrinhas coloridas aparecem em suas obras combinadas a ilustrações à mão livre, que vão de animais e elementos da natureza à figura humana.

A arte entrou meio por acaso na vida de Cristina. Nas palavras dela: “um daqueles presentes que a vida te dá”. Tudo começou quando em Taquaras, no Litoral Norte, ela passou a fazer caminhadas na praia. Com olhar atento e sensibilidade, se encantou com os pequenos pedacinhos de vidro colorido misturados à areia e passou a recolhê-los. E foi quando já tinha dois potes cheios deles que resolveu pesquisar e dar um destino àqueles “pequenos presentes do mar”.

Durante a pesquisa descobriu que o sea glass era utilizado de forma artística em lugares fora do Brasil, como a Califórnia (Estados Unidos). A partir daí decidiu criar quadros com a aplicação dos vidrinhos. O seu trabalho chamou a atenção de um dono de hotel e ela passou a vender suas peças como pequenas lembranças para os turistas levarem de Taquaras, todas produzidas com os vidrinhos recolhidos na areia da praia. “Fazia peças pequenas, lembranças de viagem, tudo muito minimalista”, conta.

Convidada a expor no Norte Shopping, Cristina se sentiu desafiada a ir além e a criar obras maiores. “Comecei a pesquisar, fiz adaptações, recriações, e ficou totalmente diferente do que fazia antes. Me desafiei também a desenhar à mão livre, algo que nunca tinha feito”, comenta a artista, que antes trabalhava como designer gráfico. A exposição reúne cerca de 50 trabalhos, entre as pequenas lembranças de viagem e os trabalhos recentes. Da nova fase, Cristina exibe desenhos de animais como pássaros e corujas, elementos da natureza como o mar e as árvores, e ainda figuras de mulheres, todas elas adornadas com a delicadeza do sea glass.

Sobre o Sea Glass
A viagem de uma peça de sea glass ou Vidro do Mar pode ter começado séculos antes de ser encontrado, como uma garrafa, frasco, prato ou copo, que de uma forma ou outra acaba partido e atirado ao mar. O oceano embala o pedaço de vidro no seu leito de areia e pedras, polindo-o suavemente com a força das marés e das ondas, que depois o depositam na costa. Nesta viagem o vidro sofre uma transformação e é devolvido em forma de gema. Ao caminhar pela praia é possível encontrar estes coloridos vidrinhos trazidos pelo mar. A raridade do sea glass depende muitas vezes da sua cor ou da exibição de marcas distintas. Por vezes a sua cor muda, em função do equilíbrio químico entre a água e os compostos do próprio vidro ou por ação dos raios UV do sol.

Data: até dia 30 de novembro
Horário: Diariamente, das 10h às 22h.
Local: Norte Shopping, no espaço Norte Mais, próximo à entrada principal
#EntradaFranca