Projeto Fora da Caixa Traz a Blumenau Conferência e Oficinas Online de Dança

0
652

As ações são gratuitas, com inscrições por e-mail, e ocorrem por meio da plataforma Google Meet. O evento contará com a presença da artista, professora e coreógrafa brasileira Marila Velloso.

Pesquisa, contato e discussão sobre as várias estéticas da dança. Nos dias 29 e 31 de julho, e 11 de agosto, a 2ª Edição do Projeto Fora da Caixa traz a Blumenau mais uma conferência municipal de Dança, com oficinas e mostra de produção contemporânea. A edição contará com a presença da artista, professora e coreógrafa brasileira Marila Velloso. As ações são gratuitas, com inscrições por e-mail, e ocorrem por meio da plataforma Google Meet. “A segunda edição do projeto foi readequada para ocorrer totalmente no modo online, por conta do momento excepcional de pandemia de Covid-19. E por conta disso também foram aceitos tanto trabalhos de registros em dança, quanto videodanças, na mostra Danças | Falas | Escritas, no qual o vídeo registro/vídeodança de um artista da mesorregião do Vale do Itajaí será apresentado e discutido, no dia 11 de agosto”, comenta o coordenador geral do projeto, Abner Sanlay Cypriano.

Segundo o coordenador, o Fora da Caixa é um projeto voltado à produção de discursos de mostração (do grego epideixis) e demonstração (do grego apodeixis) em dança, costurando jogos entre mostrar (dizer as coisas como estão) e demonstrar (dizer as coisas como são), entre imagem e teoria, entre dança e fala sobre composição em dança. É um programa formado por vivências, conversas, escritas, provocações e apresentações de criações de uma dança que se queira fora da caixa, afastada de ideias e organizações convencionais de dança. “Trata-se de uma rara oportunidade de incentivo à qualificação e capacitação do trabalho artístico em dança, compreendida não de forma isolada, mas articulada a questões filosóficas, psicológicas, éticas, estéticas, sociais e políticas. De um encontro diferenciado entre artistas da dança, voltado a um (re)pensar de leis, protocolos, maneiras e expectativas que norteiam a dança blumenauense, catarinense e brasileira”, complementa Cypriano.

O projeto Fora da Caixa – Segunda edição, do proponente Abner Sanlay Cypriano, é aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019. A coordenação geral é de Abner Sanlay Cypriano, a direção artística de Jussara Xavier, a direção executiva e produção de Marco Aurélio da Cruz Souza, a fotografia/filmmaker de Fransuê Ribeiro, e o design gráfico é assinado por Guilherme Bolomini.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


Dia 29 de julho
Conferência Dançada, com a artista Marila Velloso
Das 20h às 23h, via Google Meet
SOBRE: Apresentação que mescla dança e fala verbal, unindo teoria e prática de modo potente. Marila Velloso problematiza a construção do corpo na dança que se baseia no frontalidade espacial e em movimentos mais bidimensionalizados, o que inclui um controle excessivo do olhar e do pescoço restringindo os sentidos da cabeça e, portanto, os movimentos do corpo de encontrarem outros pontos de vista e relações espaciais. Integra-se o estudo na improvisação sobre como mesclar técnicas corporalizadas como subsídio junto às pausas e aos contrastes em determinadas propriedades de movimento para compor, em tempo real, mantendo a atenção do público. Ao final da exposição, abre-se aos comentários e questões do público presente.
Carga horária: 3 horas.
inscrições: formulário disponível na bio do Instagram @foradacaixadanca ou pedido do link de inscrição pelo e-mail  [email protected] com assunto do e-mail: Solicitação de link para inscrição: Conferência Dançada, com a artista Marila Velloso]. Não há limitação de vagas para esta ação. Para maiores de 16 anos com ou sem experiência em dança.

Dia 31 de julho

Oficina Composição em Dança como uma operação de escolhas em tempo real, com a artista Marila Velloso
Das 9h às 13h, via Google Meet
SOBRE: Momento de atividade laboral, voltado a concretização de experiências orientadas no campo da dança, com foco em investigação e composição. Trata-se de um tempo de estudo útil para incentivar a capacidade criadora, desenvolver habilidades inventivas e o sentido de identidade móvel. Tem por objetivos instigar a capacidade de previsão, e de seleção de materiais, em tempo real, de modo compositivo; refinar modos de improvisar como estratégia de composição cênica; e improvisar com movimento, voz e texto.
Carga horária: 4 horas.
Inscrição até 25 de julho: envio por e-mail [email protected] de biografia (máx. 2 mil caracteres com espaço) e carta de motivação explicitando os motivos pelos quais deseja participar da ação (máx. 3 mil caracteres com espaço). Vagas limitadas a 25 participantes. Para maiores de 16 anos com ou sem experiência em dança.

Dia 11 de agosto

Oficina de composição: Para dançar fora da caixa!, ministrada por Jussara Xavier
Das 15h às 17h, via Google Meet
Para público adolescente selecionado de Luiz Alves.
SOBRE: O objetivo é divulgar diferentes modos de composição em dança, indo além da concatenação de passos pré-definidos, convidando os participantes a dançar-criar. Inclui experimentos a partir de princípios organizativos para movimentação e jogos improvisacionais. Tem por objetivos ampliar o potencial expressivo do corpo, propiciando a descoberta de novas possibilidades de movimentação; proporcionar mecanismos para o autoconhecimento, auto-observação corporal: quebra de hábitos, ampliação da sensorialidade, liberdade mental/corporal. Conhecer diferentes modos de composição em dança: concatenação de passos pré-definidos, princípios organizativos para movimentação, jogos, temas de movimento.
Carga horária: 2 horas.
Inscrição até 25 de julho: por e-mail [email protected] ou Instagram @foradacaixadanca. Vagas limitadas a 25 participantes. Para maiores de 12 anos com ou sem experiência em dança.

Dia 11 de agosto

Mostra Danças | Falas | Escritas
Das 19h às 21h, via Google Meet
SOBRE: Mostra de um trabalho compositivo (apresentando em vídeo) de um (a) artista residente na mesorregião do Vale do Itajaí selecionado (a) pela equipe de curadoria. A direção artística do projeto coordena um diálogo aberto entre artista e público presente e, ainda, orienta um processo de escritas críticas sobre a composição apresentada por vídeo.
Carga horária: 3 horas.
Inscrições: formulário disponível na bio do instagram @foradacaixadanca ou pedido do link de inscrição pelo e-mail [email protected] com assunto do e-mail: Solicitação de link para inscrição: Mostra Danças | Falas | Escritas]. Não há limitação de vagas para esta ação. Para maiores de 16 anos com ou sem experiência em dança.

ARTISTA CONVIDADA
Marila Velloso é artista da Dança; criou seu mais recente trabalho artístico, o solo Preset, em 2018 contemplado em Edital para a Casa Hoffmann, em Curitiba, fazendo um circuito pelas regionais da cidade, em 2019. Com a coreografia So you really think you can dance esteve em turnê pelo Norte do Brasil em 2016, pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, é professora do curso de dança da Universidade Estadual do Paraná desde 1991 e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Artes, desde 2019. Professora de Body-Mind Centering™, atua como convidada no Programa Brasileiro e no Uruguaio pela Corporalmente. Articula o BMC™ em sua prática e no ensino da dança desde 2003. Está Presidente da Body-Mind Centering™ Association, entre 2019 e dez. 2020. Em 2015, como consultora da UNESCO, trabalhou no Plano Nacional das Artes junto à Funarte e MinC e coorganizou o livro Dança e Política: estudos e práticas em parceria com Rafael Guarato.

Fonte: Nane Pereira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here