A artista Leila Alberti dedicou 10 anos de sua vida para coletar peças industriais imperfeitas, objetos que não funcionam ou defeituosos. Ao atuar sobre as matérias danificadas, processa-se a compreensão de que é no projeto humano que se origina o dano, e é no contexto desta compreensão e desdobramentos que acontece este trabalho. A exposição intitulada Irreversíveis é composta por quatro pinturas – uma delas é parte da instalação -, seis objetos, uma escultura em chão, uma escultura em parede, uma instalação suspensa e objetos pequenos.
As obras fazem parte da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, às 19h, e que poderão ser visitadas na Sala Roy Kellermann. A materialidade adotada pela artista inclui objetos de porcelana coletados, apropriação e ressignificação de imagens redesenhadas em decalques e queimados a 700 °C, porcelanas danificadas ou quebradas, porcelana pintada com óxido, têxteis e bordados como suporte, madeira, ferro e pinturas em acrílico.
Natural de Quilombo (SC), a artista nascida em 1965 atualmente vive e trabalha em seu atelier em Curitiba (PR). É graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e em Letras pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em 1987. Fez especialização em Poéticas Contemporâneas no Ensino da Arte, na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em 2005. Participa de exposições no Brasil e Exterior, entre elas o 10º Salão Elke Hering – Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais, em Blumenau, Salon des Artistes Indépendants de Paris, SP Expressions – Nova Iorque, Grupo de Cerâmica no MON/Curitiba, Exposição “Coisas de Alice” no Museu Alfredo Andersen, 66º Salão Paranaense MAC/Curitiba e Summer Salon na Plaxall Gallery, em Nova Iorque.
Mais informações:
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021
Data: quinta-feira, dia 9 de setembro
Horários:
19h: Abertura
19h30: Visita mediada às exposições
20h: conversa com os artistas expositores
Visitação: até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca
Atenção: Os protocolos de prevenção à propagação da Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.