No domingo, dia 6 de julho de 2025, Blumenau será palco de uma noite especial com a apresentação da Orquestra Catarina e solistas, às 20h, na Catedral São Paulo Apóstolo, localizada na Rua XV de Novembro, nº 955, no Centro.
O concerto integra a Turnê Estadual da AMIMU – Associação dos Amigos da Música, através de projeto viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina.
A entrada é gratuita, com acesso por ordem de chegada e estrutura acessível a todos os públicos.
Sob a direção artística e regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra Catarina se apresentará ao lado das solistas Marília Oliveira (soprano) e Débora Almeida (mezzosoprano), com um repertório que contempla obras eruditas orquestrais e vocais, buscando valorizar a música como linguagem de sensibilidade, formação e inclusão.
“A música tem o poder de tocar onde as palavras não alcançam. Levar a Orquestra Catarina para diferentes cidades catarinenses é mais do que uma apresentação — é um encontro com a cultura, com a história e com a sensibilidade de cada comunidade”, destaca o maestro Patrick Cavalheiro.
A ação faz parte de uma série de doze apresentações realizadas em diferentes cidades catarinenses, com o objetivo de democratizar o acesso à música instrumental e vocal, promover a formação de novas plateias e fortalecer os vínculos entre a arte e as comunidades. A AMIMU, sediada em Caçador (SC), tem trajetória reconhecida na formação musical e na realização de projetos culturais de impacto, reafirmando com esta turnê seu compromisso com a inclusão e a valorização da cultura.
“A acolhida e a receptividade, incluindo a estrutura disponibilizada em Blumenau pela Catedral São Paulo Apóstolo e o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura mostram como instituições e poder público pode ser protagonista na democratização da cultura e na valorização da música como bem coletivo”, explicou o maestro.
A Turnê Estadual da AMIMU é uma realização da Associação dos Amigos da Música (AMIMU), por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau e da Catedral Diocesana de Blumenau, e com o incentivo das empresas Celesc Distribuição S.A., Caitá Supermercados e Casa do Ônibus.
Mais informações pelo telefone (48) 99923-6176.
Fonte: AMIMU