Exposição “Traços de um Tempo” celebra os 175 anos de Blumenau com arte e memória

0
18

Em comemoração aos 175 anos de Blumenau, a FURB recebe a exposição “Traços de um Tempo: Blumenau em Preto e Branco”, da artista visual Margareth Rose Guenther. A mostra reúne pinturas monocromáticas inspiradas em fotografias históricas da cidade, reinterpretadas com delicadeza, memória afetiva e olhar contemporâneo.

Através dos traços em preto e branco, Margareth constrói pontes entre o passado e o presente, despertando reflexões sobre identidade, urbanidade e o tempo que molda a paisagem e a cultura local.

Além das obras, a exposição também conta com uma curadoria especial de livros do acervo da biblioteca da FURB, com foco na história e desenvolvimento de Blumenau. A proposta é ampliar o diálogo entre arte, história e literatura, promovendo um espaço de contemplação e conhecimento.

Sobre a artista: Margareth Rose Guenther, também conhecida pelo nome artístico Marga, é natural de Blumenau (SC) e descendente de imigrantes alemães. Desde a infância, teve o desenho como linguagem expressiva espontânea e torna-se pintora, por meio da vivência artística do pai e do avô, ambos pintores. A partir de 2022, deu início à série “Blumenau Antiga”, na qual recria cenas históricas da cidade a partir de registros fotográficos. Através da técnica de óleo sobre tela em preto e branco, as composições adicionam movimento, perspectiva e narrativa a imagens do passado, como forma de homenagear sua cidade natal. Seu trabalho valoriza o passado sem perder o vínculo com o presente.

📍 Local: Biblioteca da FURB – Universidade Regional de Blumenau
📅 De 18/08/25 à 13/09/25
🎟️Entrada franca

Apoio: Divisão de Cultura e Biblioteca Universitária – FURB

Fonte: Cultura FURB

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here