Histórias que atravessam gerações, preservam memórias e valorizam culturas. Durante o mês de setembro, Blumenau, Guabiruba, Indaial e Pomerode recebem a circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas, da pesquisadora, contadora de histórias e educadora indígena Maria Elis Nunc-nfôonro. As apresentações trazem ao público a riqueza da oralidade dos povos indígenas, com foco na valorização da memória ancestral, no combate a estereótipos e na promoção de novas formas de olhar para a diversidade cultural.
“O projeto oportuniza a partilha da cultura popular das aldeias para que as crianças descubram o quão rico em herança cultural são os povos indígenas e que, uma vez sensibilizados, possam ao longo de suas vidas ser importantes agentes na luta contra os estereótipos”, destaca Maria Elis Nunc-nfôonro.
“As ações do projeto buscam ser intimistas, valorizando os encontros e a partilha de saberes, compreendendo que assim colaboramos para novas leituras, olhares e práticas que reconheçam o legado e a importante atuação dos povos indígenas na contemporaneidade”, complementa a produtora cultural Deda Silveira.
Programação
Circulação do projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas
📅 Dia 12 de setembro
⏰ Às 10h e às 14h
📍 No CEI Professor Rudolf Hornburg, em Pomerode (R. Ricardo Bahr, 100, Ribeirão Areia)
Acessibilidade: LIBRAS
📅 Dia 16 de setembro
⏰ Às 10h e às 13h30
📍 Na EBM Profª Alice Thiele, em Blumenau (R. João Schetz, 273, Garcia)
Acessibilidade: LIBRAS
📅 Dia 19 de setembro
⏰ Às 8h30
📍 Na APAE, em Guabiruba (R. Paulo Kormann, 460, Centro 1)
Acessibilidade: LIBRAS e Audiodescrição (AD)
⏰ Às 10h30
📍 Na EBM Professor Arthur Wippel, em Guabiruba (R. 10 de Junho, 1260, Centro)
Acessibilidade: LIBRAS
📅 Dia 26 de setembro
⏰ Às 10h e às 14h
📍 No Colégio Municipal de Indaial, em Indaial (R. Trinta de Abril, 150, Carijós)
Acessibilidade: LIBRAS.
🎟️ Todas as ações são gratuitas, voltadas para os alunos, colaboradores e convidados das instituições contempladas. As apresentações contemplam público neurodiverso, terão tradução simultânea em LIBRAS, visita sensorial tátil e uma apresentação com audiodescrição (AD).
O Projeto Narrativas Indígenas: Memórias, Saberes, Culturas é viabilizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Inscrição Nº 1350. Como contrapartida social, o projeto prevê ainda uma palestra gratuita sobre “Literatura e Diversidades Indígenas”, com Maria Elis Nunc-nfôonro, no segundo semestre deste ano em Blumenau.
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA)
Fonte: Nane Pereira