Blumenau recebe oficinas, saraus e a final do Slam Descoloniza Blu 2025

A poesia falada vai ganhar ainda mais força em Blumenau! Entre setembro e outubro, a cidade recebe o projeto Oficina Das Ruas às Linhas do Caderno – Construção Literária para a Modalidade do Slam, que traz uma programação intensa de oficinas, saraus e encontros culturais, culminando na grande final do Slam Descoloniza Blu 2025.

Voltado para jovens e para toda a comunidade, o projeto busca aproximar o público da poesia como movimento de expressão, resistência e construção coletiva.

O movimento de poesia falada nasceu nos anos 1980, em Chicago (EUA), criado por Marc Smith para democratizar o acesso à poesia e levá-la para além dos espaços acadêmicos. No Brasil, chegou em 2008 pelas mãos da atriz e produtora cultural Roberta Estrela D’Alva, e desde então se consolidou como uma forma potente de expressão, com competições em níveis municipal, estadual, nacional, latino-americano e mundial.

Em Blumenau, o Slam Descoloniza Blu é organizado por Taly Lima e Isabella Balieiro desde 2022. Para elas, a poesia falada abre espaço para novas formas de cidadania e protagonismo juvenil. “As novas dinâmicas espaciais produzidas por jovens através da cultura transformam o papel desse jovem, que deixa de ser um simples espectador para se tornar sujeito ativo, criando formas particulares de viver a juventude e a cidadania”, destaca Isabella.

Com entrada gratuita em todas as atividades abertas ao público, o projeto convida a comunidade a celebrar a força da palavra falada, da escuta e do encontro. Uma oportunidade para conhecer e se inspirar na potência criativa que nasce das ruas e ecoa nos palcos.

Programação

Na Escola
Oficinas de Slam, contraturno escolar, para alunos dos últimos anos do ensino fundamental II:
Ministrantes: Isabella Balieiro e Taly Lima
📅 Dias 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro, período matutino e noturno
📍 Na Escola EBM Conselheiro Mafra (R. Franz Muller, 2113, Velha Grande)
🕖 Carga horária: 20h
Sarau com os alunos da escola como resultado dos encontros, valendo premiação, com participação de convidados especiais do Slam Educa
📅 Dia 8 de outubro, período matutino e noturno
📍 Na Escola EBM Conselheiro Mafra (R. Franz Muller, 2113, Velha Grande)
🎟️Ações gratuitas e voltadas para alunos da instituição contemplada
Classificação indicativa: acima de 13 anos.

Na FURB
Oficina Incubadora De Slam – Da Escrita ao Corpo
Ministrante: poeta Apeagá (Poliana Hérica) de São Paulo
📅 Dias 27 e 28 setembro de 2025, das 9h às 12h e das 13h às 17h
📍 Na Sala: S-113, Campus 01, da Universidade Regional de Blumenau – FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca)
🎟️ Inscrições gratuitas pelo link: Oficina Incubadora De Slam – Da Escrita ao Corpo
Tema: A Incubadora de Slam: da escrita ao corpo, é idealizada por APEAGÁ, poeta-escritora e pioneira da cena Slam no estado do Ceará e busca capacitar novos slammers/poetas e aprimorar os que já estão concorrendo pelos campeonatos. A oficina é dividida em 4 mini-incubadoras que visam oxigenar o trabalho desses artistas (ou novos artistas), que são elas: Escrita de Guerrilha, Voz Instrumento Poético, Corpo em Cena e para finalizar o EncubaSlam, um momento em que as pessoas participantes poderão externalizar os conhecimentos absorvidos na formação e as produções criadas dentro desta grande incubadora de poesia falada
Vagas: 30 pessoas
🕖 Carga horária: 12h
🎟️ Ação gratuita, com tradução em LIBRAS
Classificação indicativa: acima de 16 anos.

No Ahoy!
Evento Final Slam Descoloniza Blu 2025
📅 Dia 5 de outubro, a partir das 16h
📍 No Ahoy! Tavern Club (R. São Paulo, 2083, Itoupava Seca)
🎟️ Evento gratuito e aberto a toda comunidade.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/slam.descolonizablu

Fonte: Nane Pereira

Compartilhar post: