Setembro Branco da Inclusão celebra a arte como caminho para acessibilidade

No dia 18 de setembro, das 9h às 16h, a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais recebe o evento “Setembro Branco da Inclusão: Arte que inclui”, promovido pela Seidep. A iniciativa tem como objetivo valorizar a arte como instrumento de inclusão, acessibilidade e transformação social, reunindo diferentes linguagens artísticas em um dia de programação aberta ao público.

O evento contará com exposição de arte, apresentações de coral, dança e teatro, reafirmando a importância da inclusão cultural e da valorização da acessibilidade.

Um dos destaques será a participação da Ouvindo Imagens, que realizará, às 9h30, a audiodescrição da peça “A menina que gostava de chuva”, do Teatro Bravo. Manu é uma menina que contém poderes, é curiosa, inteligente e corajosa, porém não tem muitos amigos…certo dia, o curupira, rei da floresta bate à sua porta deixando uma missão em suas mãos. Ao aceitar ela é desafiada e passa por diversas aventuras, conhecendo várias criaturas do folclore brasileiro, aprendendo sobre a importância de ser diferente. Afinal, será que ela conseguirá completar essa missão?

Na sequência, às 10h, acontece a Roda de Conversa “Arte que inclui!”, com a participação de Fabiana Schmitt Corrêa (UFSC Blumenau), José Inácio Sperber e Tita Tinta (COLMEIA), Mara Rubian Körtelt e Luana Tillmann (Ouvindo Imagens), debatendo caminhos e experiências sobre inclusão, acessibilidade e arte.

Setembro Branco da Inclusão: Arte que inclui
📅 Data: 18 de setembro de 2025 (quinta-feira)
⏰ Horário: das 9h às 16h
📍 Local: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais – Blumenau/SC
🎟️ Entrada franca e aberto ao público

Fonte: COLMEIA

Compartilhar post: