A Associação dos Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva abriu nesta quarta-feira, dia 5, no Mausoléu Dr. Blumenau, a exposição de banners que apresenta, em linguagem visual e acessível, as etapas do projeto de restauração de livros raros do acervo — do diagnóstico ao “antes e depois”. Como contrapartida de difusão e educação patrimonial, a mostra é gratuita, de classificação livre, e chega acompanhada do lançamento do catálogo digital com imagens e textos explicativos para consulta pública.
O catálogo digital reúne fotografias em alta resolução, créditos técnicos e contextualização histórica. “Mais do que um registro técnico, a exposição conecta a comunidade aos desafios de preservar memórias históricas de Blumenau, valorizando a pesquisa, o ensino e o turismo cultural. Os banners trazem conteúdos de conservação preventiva, curiosidades sobre as obras e QR Codes que levam diretamente ao catálogo on-line”, menciona a diretora do Arquivo Histórico, Sueli Petry.
A ação de contrapartida social faz parte do Projeto Restauração de Livros Raros do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Essa proposta cultural foi desenvolvida com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. A exposição permanece em cartaz por tempo indeterminado e pode ser visitada diariamente das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Veja o vídeo:
https://drive.google.com/file/d/18S3S530dIA2ScUaz-6lnFoYTSXx6fdbU/view?usp=drivesdk
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Fundação Cultural de Blumenau