☀️ 26° Máx. 31° Mín. 19°
hoje em Blumenau

Teatro Carlos Gomes recebe espetáculo gratuito que une música, história e literatura dos anos 1920

Na próxima semana, o público blumenauense terá a oportunidade de embarcar em uma jornada cultural imersiva com o espetáculo “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”. A apresentação acontece no dia 21 de fevereiro (sábado), às 20h, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes.

O concerto é protagonizado pelo Villa Duo, formado pela violinista Waleska Sieczkowska e pelo violoncelista Anderson Fiorelli. Ambos são músicos brasileiros com consolidada carreira internacional e trazem a Blumenau uma proposta que aproxima a música de concerto do público através da emoção e do contexto histórico.

Um mergulho no período entreguerras

O repertório foca na produção artística da década de 1920, época de profundas transformações globais. O programa estabelece um diálogo entre a música erudita europeia e a sonoridade brasileira, incluindo obras de nomes como: Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Eugene Ysaye, Paul Hindemith e Erwin Schulhoff.

Além da execução musical, a experiência é enriquecida por textos literários, poemas e recortes jornalísticos que ajudam a narrar as nuances políticas e culturais do intervalo entre as duas grandes guerras. Esta nova versão do espetáculo, que já passou por outros palcos catarinenses e pela Alemanha, agora incorpora compositores populares brasileiros das primeiras décadas do século XX.

Ingressos e Acessibilidade

Como forma de democratizar o acesso à cultura, o evento é totalmente gratuito. Os interessados devem realizar a retirada dos convites antecipadamente através do site Blueticket. Não haverá lugar marcado no Salão de Festas.

Realizado por Maria Elita Produções, o concerto é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), via Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Governo de Santa Catarina e conta com o incentivo do Fort Atacadista.

SOBRE ANDERSON FIORELLI – violoncelista e diretor artístico

O músico videirense Anderson Fiorelli reside atualmente em Munique (Alemanha), onde colabora com grupos como Concerto München, Capella Sollertia e a Orquestra Sinfônica da Baviera, além de se apresentar como solista junto a orquestras brasileiras e europeias, entre elas a Schwetzinger Hofmusik-Akademie e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É também professor de violoncelo barroco na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart, na Alemanha.

SOBRE WALESKA SIECZKOWSKA – violinista

A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora. Além disso, apresenta-se regularmente com renomados conjuntos europeus, como a Hofkapelle München, o Münchener Kammerorchester e a Il Pomo d’Oro Orchestra. Já se apresentou também em importantes salas como Schubert-Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen. Em 2011, formou o Villa Duo com o violoncelista Anderson Fiorelli e com ele realiza concertos no Brasil e na Europa. Waleska integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades.

Espetáculo “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”
🗓️ Data: 21 de fevereiro de 2026 (sábado)
⏰ Horário: 20h
📍 Local: Salão de Festas – Teatro Carlos Gomes – Blumenau/SC
🎟️ Entrada franca
🔗 Garanta seu ingresso pelo link: Espetáculo “Loucos Anos 20 – música, história e literatura do período entreguerras”

Fonte: Teatro Carlos Gomes

Compartilhar post: