Grafite e memória: projeto leva a história da indústria têxtil para escolas de Blumenau

Entre setembro e outubro, Blumenau recebe o projeto “A História da Indústria Têxtil por meio do Grafite”, idealizado pelo artista Quiko Nuts, que une arte urbana e memória histórica para valorizar a trajetória da indústria têxtil na região. A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada a alunos e educadores da rede pública e conta com visitas guiadas, oficinas criativas e a produção de murais coletivos.

O projeto promove cinco visitas ao parque fabril da Altenburg Têxtil, no bairro Badenfurt, onde os estudantes terão acesso a documentos, acervo histórico, maquinários e à estrutura da empresa, que representa parte fundamental do desenvolvimento econômico e social da cidade. Paralelamente, acontecem cinco oficinas de grafite em escolas públicas, mediadas por Quiko Nuts e grafiteiros convidados, resultando na criação de painéis e murais temáticos produzidos em conjunto com os alunos.

Além das atividades nas escolas e no parque fabril, o projeto terá um evento aberto à comunidade e contará com a produção de um vídeo-registro que documentará todo o processo, reforçando a importância da preservação da memória e da valorização da arte urbana como forma de expressão cultural.

Para Quiko Nuts, a iniciativa oferece uma oportunidade de revisitar a história de Blumenau de maneira não tradicional:

“A história da indústria têxtil será a inspiração para a promoção de arte, e o grafite será o meio para que os alunos possam reconhecer a própria trajetória. Mais do que oficinas, o projeto valoriza a potência do grafite como linguagem cultural e artística, convidando os jovens a refletirem sobre identidade, memória e pertencimento.”

As escolas contempladas nesta edição são: EEB Prof. Heriberto Joseph Muller (Fortaleza), EBM Conselheiro Mafra (Velha Grande), EBM Almirante Tamandaré (Ponta Aguda), EBM Carlos Techentin (Passo Manso) e EBM Duque de Caxias (Itoupava Central).

QUIKO NUTS
Ivaldir Zonta Junior, também conhecido como Quiko Nuts é um artista visual brasileiro. Nasceu em Curitiba (PR), onde teve o contato com a cultura Hip Hop e o Graffiti; em 1995 se mudou para Rio Branco, no Acre. Foi a partir desse momento que o artista começou a estudar e aprimorar sua técnica e estilo, buscando novas formas de se expressar por meio de suas obras, sempre com uma mensagem cultural em seus desenhos, retratando o cotidiano a sua volta. Em 2001, quando retornou a sua cidade natal, Curitiba, reparou na cena da pixação e começou a criar um estilo mais solto em seus trabalhos, utilizando também stencil para retratar fotos que ele mesmo tirava nas ruas da cidade. Ao longo dos anos, Quiko Nuts aprimorou ainda mais seus traços e criou um vínculo com grafiteiros locais, fortalecendo a cena regional e contribuindo para o crescimento do movimento artístico e social. Usando a cultura Hip Hop como ferramenta de abordagem, ministrou palestras em colégios e instituições sociais, compartilhando sua experiência e incentivando jovens a explorar sua criatividade por meio da arte.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E VISITAS GUIADAS
Ações do projeto A História da Indústria Têxtil por meio do Grafite, em Blumenau
Oficina: Dia 18 de setembro, e de 22 a 25 de setembro, período matutino
Na EEB Prof Heriberto Joseph Muller (R. Gutenberg, 80, bairro Fortaleza)
Oficina: Dia 18 de setembro, e de 22 a 25 de setembro, período vespertino
Na EBM Conselheiro Mafra (R. Franz Muller, 2113, bairro Velha Grande)
Oficina: De 29 de setembro a 03 de outubro, período matutino
Na EBM Almirante Tamandaré (R. Santa Fé, 66, Ponta Aguda)
Oficina: De 29 de setembro a 03 de outubro, período vespertino
Na EEB Carlos Techentin (R. Bahia, 8222, bairro Passo Manso)
Oficina: De 06 a 10 de outubro, período matutino
Na EBM Duque de Caxias (R. Dr. Pedro Zimmermann, 12406, bairro Itoupava Central)
Todas as oficinas contam com visitas guiadas na Altenburg Têxtil em seus respectivos dias e horários Altenburg Têxtil: Rodovia BR 470, KM 61, nº 7235, bairro Badenfurt, Blumenau

Todas as ações são gratuitas e voltadas para alunos e educadores das escolas contempladas.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Projeto A História da Indústria Têxtil por meio do Grafite
Proponente e oficineiro: Ivaldir Zonta Júnior (Quiko Nuts)
Historiadora e mediadora: Franciele Machado Scheurich
Oficineiros: Bruno Alex da Silva (Buiu), Charles Boaventura Caetano (Pilaco), Ivaldir Zonta Júnior (Quiko Nuts), Sara Duarte Mateos (Sari) e Wagner Wagz (Wagz)
Produção executiva: Soi Arte e Cultura
Assistente de produção: Pryscila Figueredo
Designer, Identidade visual: Caixa Preta
Fotografia: Rafaela Dias
Vídeo maker: Crop Filmes
Assessoria de Imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.

O projeto “História da indústria têxtil pela arte do grafite” é realizado por Ivaldir Zonta Júnior – Quiko Nuts – e viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da Altenburg. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/quikonuts

Fonte: Nane Pereira

Compartilhar post: