A Biblioteca Ambulante encerra o calendário 2025 contabilizando 3.800 empréstimos de livros para os alunos das oito escolas isoladas visitadas durante o ano letivo. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, dia 1º, pela Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller. O calendário foi finalizado entre os dias 24 e 27, com o recolhimento dos livros emprestados no período. O retorno dos deslocamentos da Kombi está previsto para fevereiro de 2026, com o fim das férias escolares.
A Kombi estilizada recheada de livros circula pelas escolas isoladas há 48 anos. “É um programa de extensão dentro do portfólio de projetos, ações e eventos da biblioteca municipal. Proporciona anualmente momentos especiais, levando leitura, literatura e também a história do nosso município, através da parceria com o programa Museu Vai à Escola”, destaca a gerente da biblioteca, Cristina Carvalho.
O programa é coordenado há 33 anos pela servidora municipal e contadora de histórias Verena Pellis Kirsten. “Tivemos muitos momentos especiais ao longo deste ano. Deixamos um até logo, um até breve. Cada ano que se completa, os alunos e os profissionais das escolas demonstram carinho, respeito e gratidão nas lembranças e desenhos que nos foram entregues”, lembra.
Um dos alunos chegou a pedir como presente de Natal mais momentos de contação de histórias. “Com estas demonstrações, temos certeza que o trabalho oferecido é um sucesso”, revela Verena. “Esses depoimentos são um retorno gratificante do trabalho desenvolvido durante o ano”, complementa Cristina.
O programa é resultado de parceria que envolve as secretarias municipais de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e de Educação (Semed). O roteiro contempla oito escolas isoladas: EM Frederico Sievert (Vila Itoupava), EIM Dr. Blumenau (Itoupava Central), EIM Bilíngue Alves Ramos (Itoupava Central), EM Carlos Manske (Vila Itoupava), EIM Capitão Euclides de Castro (Progresso), EM Bilíngue Alwino Dorow (Fortaleza), EBM Bilíngue Vereador Erno Bublitz (Vila Itoupava) e EIM Willy Muller (Vila Itoupava).
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Secretaria de Cultura de Blumenau