Artistas que tiveram projetos selecionados para expor no Museu de Arte de Blumenau (MAB) em 2020, nas edições adiadas pelas medidas adotadas no período de pandemia, retornam com novos agendamentos. A primeira temporada deste ano já tem data de abertura: 9 de setembro. As salas expositivas ficam a disposição do público de terças a domingos, das 10h às 16h, com o acesso gratuito respeitando as medidas sanitárias vigentes.
O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, destaca que as exposições de artes plásticas estão sendo retomadas de forma gradual com todas as orientações sanitárias. “O Museu de Arte de Blumenau é um local para as discussões sobre a contemporaneidade e este é um momento que merece muitas reflexões”, comenta.
Pinturas, esculturas, fotografias, objetos e instalações em suas diversas técnicas, foram os recursos utilizados nos trabalhos dos artistas Beliria Boni (Blumenau), Cristiano Chaussard (Florianópolis/SC) e Leila Alberti (Curitiba/PR) para abordarem temas dos mais variados. As obras tratam de questões profundas da organização política humana, fazem reflexões sobre as fragilidades de caráter, rupturas sociais e falhas dos sistemas produtivos. A mostra também vai destacar trabalho no plano psicológico, o fenômeno denominado “pareidolia”, que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado.
Através do arquétipo da Borboleta, o público poderá refletir sobre as transformações que envolvem os ciclos da vida e as mudanças que se tornam necessárias na forma de pensar, agir, transformar hábitos e costumes, expandindo a consciência, contribuindo também com ações para conservação e restauração do ecossistema. “Esses diálogos serão aprofundados na conversa com os artistas expositores que acontecerá na noite de abertura, para a qual ficam todos convidados”, destaca a gerente do museu, Mia Ávila.
Mais informações:
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021
Data: quinta-feira, dia 9 de setembro
Horários:
19h: Abertura
19h30: Visita mediada às exposições
20h: conversa com os artistas expositores
Visitação: até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca
Atenção: Os protocolos de prevenção à propagação da Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.