Setembro Acontece a Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

0
855

Artistas que tiveram projetos selecionados para expor no Museu de Arte de Blumenau (MAB) em 2020, nas edições adiadas pelas medidas adotadas no período de pandemia, retornam com novos agendamentos. A primeira temporada deste ano já tem data de abertura: 9 de setembro. As salas expositivas ficam a disposição do público de terças a domingos, das 10h às 16h, com o acesso gratuito respeitando as medidas sanitárias vigentes.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, destaca que as exposições de artes plásticas estão sendo retomadas de forma gradual com todas as orientações sanitárias. “O Museu de Arte de Blumenau é um local para as discussões sobre a contemporaneidade e este é um momento que merece muitas reflexões”, comenta.

Pinturas, esculturas, fotografias, objetos e instalações em suas diversas técnicas, foram os recursos utilizados nos trabalhos dos artistas Beliria Boni (Blumenau), Cristiano Chaussard (Florianópolis/SC) e Leila Alberti (Curitiba/PR) para abordarem temas dos mais variados. As obras tratam de questões profundas da organização política humana, fazem reflexões sobre as fragilidades de caráter, rupturas sociais e falhas dos sistemas produtivos. A mostra também vai destacar trabalho no plano psicológico, o fenômeno denominado “pareidolia”, que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado.

Através do arquétipo da Borboleta, o público poderá refletir sobre as transformações que envolvem os ciclos da vida e as mudanças que se tornam necessárias na forma de pensar, agir, transformar hábitos e costumes, expandindo a consciência, contribuindo também com ações para conservação e restauração do ecossistema. “Esses diálogos serão aprofundados na conversa com os artistas expositores que acontecerá na noite de abertura, para a qual ficam todos convidados”, destaca a gerente do museu, Mia Ávila.

Mais informações:

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB – ano 2021

Data: quinta-feira, dia 9 de setembro

Horários:

19h: Abertura

19h30: Visita mediada às exposições

20h: conversa com os artistas expositores

Visitação: até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h

Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

Atenção: Os protocolos de prevenção à propagação da Covid 19 deverão ser obedecidos, sendo necessário uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.

Fonte: Fundação Cultural de Blumenau

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here